sábado, 10 de novembro de 2012

On 08:00 by UAN Noticias   1 comment

Rio, 04/10/2012
Segundo informações do Jornal O  Dia online na coluna do jornalista Leo Dias a Globo já decidiu, ira transmitir os desfiles das escolas de samba do grupo de acesso do Rio no lugar dos desfiles de São Paulo.
Segundo o jornalista Leo Dias, tal mudança se justificaria pela má audiência registrada pelas escolas de samba de São Paulo. Pois bem essa noticia esta mal explicada, pois como assim baixa audiência registrada pelas escolas de SP? Em qual praça( cidade) ele se refere?
A questão e a seguinte, que a Globo deve mudar a transmissão do carnaval isso agora e questão de sobrevivência da própria transmissão, não dos desfiles em si, pois a cada ano, o Rio vem tendo crescente aumento de turistas no carnaval, e os ingressos das escolas de samba na Sapucai são disputados, em minutos se esgotam apesar dos preços absurdos.
A questão e a nível de televisão. A décadas atrás, a Globo transmitia apenas os desfiles das escolas de samba do Rio, a audiência era excelente em todo Pais. Porem após a Globo transmitir os desfiles de São Paulo, e sobre tudo dividi-los em dois dias, ficou claro que haveria um desgaste dos desfiles a nível de TV, com mais intensidade de uns lugares para outros.
Esse desgaste foi visível em São Paulo, que apesar de hoje produzir um excelente espetáculo no carnaval, não tem o samba muito menos o carnaval como uma cultura. O paulistano aprendeu a gostar dos desfiles de sua cidade, porem não tem interesse em assistir os quatro dias de transmissão, assiste os dois de São Paulo e depois não quer mais saber de carnaval na TV.
Isso era observado ano a ano, e no carnaval de 2012, foi o ápice, onde durante a transmissão do carnaval carioca a Globo perdeu feio para a Record. Na sexta e no sábado, transmitindo o carnaval de SP, a audiência da Globo na grande São Paulo não foi diferente dos anos anteriores, porem no domingo e segunda de carnaval, o paulistano não perdeu tempo e mudou de canal.
A Record foi a beneficiada, liderando com o Domingo Espetacular que não apresentou nada de novo naquele domingo. Na segunda feira o feito se repetiu, foi a novela acabar e se iniciar a transmissão do carnaval carioca, a Globo despencou na grande São Paulo, a Record foi líder exibindo a reprise da minissérie Rei Davi, que terminou a meia noite, a Record ainda liderou exibindo um trecho do Fala que eu te Escuto.
Ou seja pelo comportamento que o paulistano  teve em frente a TV neste ano no carnaval, demonstra que o problema não e quem esta narrando a transmissão, se e a Glenda Kozlowski ou o Pato Donald, os paulistanos tem o interesse em assistir apenas o seu carnaval e pronto!
Esse fenômeno e praticamente restrito a São Paulo, pois ate onde se tem noticia, a transmissão do carnaval carioca rende ótimos índices de audiência nas demais capitais do Pais.
Por este motivo me espanta a Globo querer transmitir o grupo de acesso do Rio, para o estado do Rio e divulgar isso como uma mudança para alavancar a audiência do carnaval visto que o problema não e no Rio, pois aqui a Globo lidera sem problemas, se a mudança se restringir a isso, vejo como tática inútil!
Assim como sugeri no texto “o boicote paulistano ao carnaval carioca” logo após o carnaval deste ano, para mim a solução seria a Globo passar a ter apenas dois dias de carnaval, e não quatro, pelo menos em São Paulo onde esta “fugindo da regra”.
As escolas paulistanas desfilariam no domingo e na segunda de carnaval assim como ocorre no Rio. Com isso o carnaval carioca não seria mais transmitidos para São Paulo, assim como os desfiles de São Paulo não seriam mais exibidos para o restante do Pais que ficariam com os desfiles do Rio já tradicionais nesta data e que dão bons resultados no restante do Pais.
Isso evitaria mais desgaste e perda para a concorrência que a Globo tem hoje. Alguém pode perguntar: Há mais e se as escolas de São Paulo também perder para a Record com a mudança de dias?
Olha eu duvido que isso ocorra. As escolas de samba de São Paulo possuem uma característica que acho que foi fundamental para cair no gosto popular dos paulistanos que antes não dava a menor bola para o carnaval de sua cidade. Que é a presença das escolas de samba oriundas de torcidas de futebol.
Dos quatro grandes clubes de São Paulo, apenas o Santos ainda não tem representante no Anhembi, Palmeiras tem a Mancha, o São Paulo tem a Dragões da Real, e o Corinthians a Gaviões da Fiel.
Acho pouquíssimo provável que o torcedor da Fiel deixe de assistir o desfile da representante do “coringão” para assistir o Paulo Henrique Amorim, ou que o pessoal da Mancha deixe de assistir a representante do Palmeiras para assistir qualquer reprise que a Record possa colocar para concorrer com esses desfiles, nem colocando um inédito líder de bilheteria.
Sendo assim, espero que a Globo veja bem essas mudanças, que não se restrinjam somente com a transmissão do acesso do Rio para o Rio, pois pouca coisa mudaria, o problema de Ibope esta na terra da garoa e não na terra do carnaval!

Por Uanderson


Um comentário:

Eu recomendo

GeraLinks - Agregador de links Agregador de Links - O melhor conteúdo da net

Recent Posts

Link-Me
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...