sábado, 10 de novembro de 2012

On 07:46 by UAN Noticias   No comments



As escolas de samba surgiram no Rio na década de 20, do morro ganhou o asfalto, fazendo sucesso carnaval após carnaval. Já nos anos 60 os desfiles das escolas de samba do Rio vendiam Discos( antigo LP)com seus sambas enredos para todo o País, alem disso já era visto o gigantismos das escolas de samba que naquela época já levava mais de três mil componentes para os desfiles.
Com esse gigantismo, no inicio dos anos oitenta, o então governador do Rio Leonel Brizola, construiu um espaço fixo onde as escolas pudessem se apresentar de forma organizada, ao mesmo tempo pudesse comportar um maior numero de pessoas nas arquibancadas.
Foi então que surgiu o projeto “ sambódromo”, algo que não existia ate então, seria uma espécie de “estádio” para o samba. A construção da Sapucaí contribuiu e muito para a expansão e aprimoramento do espetáculo. Porem nem tudo são flores, como não existia nada comparável quando da construção do sambódromo, se deixou passar muitas falhas.
A Sapucaí fica em uma área do centro do Rio que é cortado por viadutos, que atrapalham as escolas de samba que queiram construir carros alegóricos muito altos, talvez Oscar Niemayer não tenha imaginado que o que já era grande cresceriam mais ainda. Alem disso a curva na entrada do sambódromo dificulta muitas escolas na “armação”.
Porém esses “empecilhos  estruturais” de maneira nenhuma prejudicou a expansão e brilho dos espetáculos, visto a genialidade dos seus artistas, como Joãozinho Trinta que fez desta grande festa “ o maior espetáculo da terra”.
Esta “ fabrica de sonhos” também e uma “fabrica de empregos”. Os desfiles das escolas de samba do Rio, juntamente com o agora famoso carnaval de rua do Rio, atraíram em 2011 1 milhão de turistas, sendo 40% estrangeiros, e movimentaram uma receita de 1,2 bilhão, segundo informações, somente as escolas de samba do Rio já eram capazes de movimentar algo próximo 1 bilhão na cidade antes mesmo da ascensão do carnaval de rua.
Alem de ajudar na ocupação da rede hoteleira, proporcionando empregos, as escolas de samba propriamente ditas também são “maquinas” de empregos, segundo matéria divulgada pelo portal “ R7” no carnaval 2011, as escolas de samba cariocas conseguem movimentar uma extensa cadeia produtiva:
“Além de gerar diretamente milhares de postos de trabalho, as escolas cariocas movimentam uma extensa cadeia produtiva que atinge desde os fornecedores de insumos até as indústrias do turismo, de televisão e rádio.
Para entender como se organiza essa cadeia produtiva, uma pesquisa da Escola Nacional de Estatística analisou a São Clemente, escola de porte médio, que em 2010 estava no grupo de acesso.
A maioria dos 240 funcionários apresenta-se apenas como trabalhador do barracão, mas a pesquisa identificou a existência de 27 ocupações divididas em sete diferentes setores: alegoria, ateliê de fantasia, músicos, coreógrafos, planejamento, protótipo de fantasia e desfile na avenida.
Os setores que mais empregam são os de fantasia e ateliê, mas não são os que melhor remuneram. As escolas reproduzem as exigências do mercado de trabalho. Ganha mais quem tem melhor formação e nível de escolaridade.
- As escolas são, de fato, um grande polo de geração de trabalho e renda. Elas são intensivas na contratação de mão de obra; são um mercado extremamente diversificado em termos de categorias ocupacionais que apresentam grandes diferenciais de rendimentos.”
Por essas e outras, as escolas de samba do Rio merecem carregar o titulo de maior espetáculo da terra, mesmo com polemicas e noticias muitas vezes negativas, como as recentes denuncias de bicheiros ligados a algumas escolas, como a matéria divulgada pelo “ Fantástico” neste domingo, não são capazes de apagar o brilho dessas verdadeiras “fabricas de sonhos” pois as escolas são do povo, da comunidade, esses sim são os grandes protagonistas desta grande festa, que merecem aplausos e admiração e que não perdem a majestade, mesmo diante de reportagens negativas de quem tem por costume mostar somente que há de ruim na cidade maravilhosa.

Por Uanderson
Fonte de pesquisa
http://noticias.r7.com/economia/noticias/escolas-de-samba-do-rio-se-parecem-cada-vez-mais-com-empresas-20110307.html

0 comentários:

Postar um comentário

Eu recomendo

GeraLinks - Agregador de links Agregador de Links - O melhor conteúdo da net

Recent Posts

Link-Me
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...