sábado, 10 de novembro de 2012

On 07:45 by UAN Noticias   No comments






                     

Joãosinho Trinta, nasceu no dia 23 de novembro de 1933, em São Luís, no Maranhão. Seu nome e seu trabalho estarão sempre marcados na história do Carnaval, pela criatividade na confecção de enredos que marcaram a história da maior festa popular do País.

O carnavalesco veio de família pobre e quando criança mostrava dom de criação ao fabricar seus próprios brinquedos. Aos 18 anos, Joãosinho deixou o trabalho de escriturário em São Luís e se mudou para o Rio de Janeiro, para estudar dança clássica no Theatro Municipal. Fez parte do Corpo de Baile da instituição, pela qual encenou duas óperas, "O Guarani", de Carlos Gomes, e "Aida", de Giuseppe Verdi.

Mais de 10 anos depois da chegada a capital fluminense, ele encontrou o que seria sua maior paixão, o Carnaval. Em 1961, Joãosinho Trinta ingressou no Salgueiro, como carnavalesco assistente. Em 1965, 1969 e 1971, ajudou a escola levantar o troféu de campeã. Após saída da dupla Fernando Pamplona e Arlindo Rodrigues em 1973, Joãosinho é convidado a assumir como carnavalesco do Salgueiro.

E rapidamente, o artista mostrou seu dom. Em 1974 e 1975, ele conquista o bicampeonato do Carnaval carioca, primeiro com o enredo "O Rei de França na Ilha da Assombração" e no ano seguinte com "O Segredo das minas do Rei Salomão". Desde o início sua marca foi a utilização de acessórios que refletiam riqueza. Anos depois, ele sintetizou sua obra com uma frase que ficou marcada na história do Carnaval do Rio: "O povo gosta de luxo; quem gosta de miséria é intelectual".
Em 1976, Joãosinho Trinta iniciou o mais bem-sucedido casamento de sua carreira, indo para a Beija-Flor. Na azul e branca de Nilópolis, ele conquistou os carnavais de 1976, 1977, 1978, 1980 e 1983. Mas, o momento que marcou sua trajetória não veio em um título e sim com um desfile histórico. Em 1989, o enredo "Ratos e Urubus, larguem a minha fantasia" atravessou a passarela do samba, para se tornar um dos mais polêmicos da Marquês de Sapucaí.

Joãosinho surpreendeu o público com o enredo com carros e alas repletos de lixo, além de uma réplica do Cristo Redentor. Mas, após uma ação judicial proposta pela Igreja Católica, a imagem foi proibida pela Justiça de cruzar a Avenida e a alegoria passou pelo desfile coberta por um plástico, a frente do qual se podia ler "mesmo proibido, olhai por nós". A Beija-Flor acabou vice-campeã, mas, este Carnaval ficou eternizado.

Em 1992, no que acabou sendo o seu último ano na Beija-Flor, foi a vez do carnavalesco colocar para desfilar um casal que desfilou nu. Joãosinho foi levado a Delegacia de Policia, onde alegou que era uma homenagem à obra de Leonardo Da Vinci. Após a saída da azul e branco, Joãosinho Trinta se transferiu para a Viradouro, escola em que trabalhou até 2000, vencendo um Carnaval, com o apoteótico "Trevas! Luz! A explosão do universo". Entre 2001 e 2004, o carnavalesco atuou na Grande Rio, e em 2005, ele fez seu último desfile na Vila Isabel.
Fonte:
Opinião


Joãozinho trinta foi realmente o mago do carnaval, se hoje o carnaval Carioca e reconhecido como o maior espetáculo da terra, muito se deve a ele. O blog UAN Notícias trás como uma pequena homenagem a esse grande artista, com quatro pequenos vídeos de carnavais vitoriosos de sua autoria. Obs: O carnaval de 89 a escola foi vice campeã, mas por sua genialidade, entrou para historia como um dos mais brilhantes desfiles de escola de samba ja visto.






1976 Beija Flor: Sonhar com Rei da Leão

1981 Beija Flor:  oitava das Sete Maravilhas do Mundo


1989 Beija Flor: Ratos e Urubus


1997 Viradourro:  Trevas ! Luz! A explosão do Universo






Fontes:

 O Dia Onlie

Fontes dos Videos:

1976 Beija Flor: Sonhar com Rei da Leão
1981 Beija Flor:  oitava das Sete Maravilhas do Mundo
1989 Beija Flor: Ratos e Urubus
1997 Viradourro:  Trevas ! Luz! A explosão do Universo

Uanderson

                                  1981 Beija Flor:  oitava das Sete Maravilhas do Mundo


1976 Beija Flor: Sonhar com Rei da Leão 

                                           Ratos e Urubus
                                         1997 Viradourro, Trevas ! Luz! A explosão do Universo

0 comentários:

Postar um comentário

Eu recomendo

GeraLinks - Agregador de links Agregador de Links - O melhor conteúdo da net

Recent Posts

Link-Me
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...