sábado, 10 de novembro de 2012

On 07:33 by UAN Noticias   No comments



A pouco tempo atrás fiz um artigo cujo o titulo é: “Carioca se acha esperto mas não passa de Zé mane”. Este artigo fala sobre a capacidade do carioca em não dar valor ao que temos aqui, muitas vezes ate ajudando o Rio a perder as poucas coisas boas que ainda restam.
Hoje venho fazer um artigo semelhante, a diferença e que desta vez e voltada ao mundo do samba carioca. A alguns dias atrás um ex-carnavalesco do Rio que agora trabalha para uma escola de samba de SP, disse que no ano que vem o carnaval do Rio ira aprender com o carnaval paulistano.
Dias depois, no mesmo site que mostrou a reportagem que continha tal declaração, mostrou outra personalidade do samba carioca, onde um sambista muito famoso do Rio disse que em termos de estrutura o carnaval de São Paulo se igualou ou ate superou o carnaval do Rio.
Este tipo de declaração de pessoas do Rio sobre o nosso carnaval não são novas, no carnaval durante a transmissão dos desfiles de São Paulo e muito comum aparecer um repórter da Globo querendo dar aquela alfinetada no carnaval carioca, entrevistando alguém que seja do Rio fazendo perguntas que  comparam nosso carnaval ao paulistano.
A questão e, bairrismo a parte, o carnaval carioca sempre foi e ainda e referencia para este tipo de evento, tanto que as escolas de samba paulistana ate hoje seguem o que as escolas de samba do Rio fazem. Um dos principais fatores que contribuem para isso e o fato que samba não e uma cultura forte para São Paulo, ao contrario do Rio, onde samba e parte integrante de sua cultura assim como o axé esta para os baianos.
Ainda hoje o carnaval paulistano possue pouco espaço na mídia. Enquanto as escolas de samba do Rio possuem espaço durante o ano todo em vários veículos de comunicação. Somente agora o carnaval paulistano conseguiu um espaço para divulgação de sua festa o ano inteiro em um portal de noticia de relevância nacional. Estou falando do site SRZD, que curiosamente e um portal de noticias feito no Rio.
E no caso desses cariocas individualistas, que engrandecem o carnaval dos outros ao menos tempo que colocam o nosso com uma visão de ultrapassado, vejo que não estão se importando com a nossa festa, muito menos respeitando o trabalho que foi feitos por décadas para que o evento escola de samba conseguisse fama no Brasil e fora dele, pois ao contrario do carnaval paulistano, que já encontrou tudo pronto, no Rio tudo foi por pioneirismos, tantos em seus acertos quanto em seus erros.
Na realidade o que esses cariocas individualistas estão pensando e em seus bolsos, por isso esculhambar sua terra e enaltecer a festas dos outros e uma ótima oportunidade de ganhar uns tocados a mais na terra do dimdim.
                                              
Por : Uanderson

0 comentários:

Postar um comentário

Eu recomendo

GeraLinks - Agregador de links Agregador de Links - O melhor conteúdo da net

Recent Posts

Link-Me
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...