sábado, 10 de novembro de 2012

On 07:40 by UAN Noticias   No comments


O carnaval e uma data que curto bastante, mas particularmente não sou folião de sair atrás de blocos, prefiro ficar em casa assistindo os desfiles das escolas de samba pela TV. Tenho esse habito dês dos meus 13 anos. Curto tanto os desfiles que passei a me interessar não somente pelos desfiles do Rio mas também de outras cidades.
Esse interesse começou desde 93 quando a extinta TV Manchete transmitiu ao vivo os desfiles das escolas de samba de Manaus. Pois bem, nos últimos anos pude acompanhar pela internet a evolução dos desfiles das escolas de samba de Porto Alegre, que por algum tempo eram transmitidos em tempo real pelo site ClickRbs, mas que por algum motivo parou de transmitir, o que na minha opinião e um erro.
Já vi algumas pessoas fazerem trocadilhos, do tipo:” Gaucho sabe sambar”?, pelo que pude acompanhar, nos anos que o clickrbs transmitia, gaucho sabe sambar, e muito, alem disso pude perceber um envolvimento deles no carnaval que e o ano todo, aliado a vontade de crescer.
Mas o que estaria atrapalhando o crescimento do carnaval gaucho? Bom na minha opinião ainda esta faltando uma participação maior da prefeitura e porque não dizer do governo local em prol o evento, mídia já tem, pois a RBS TV, que e a afiliada da Globo no sul do País transmite ao vivo o carnaval de Porto Alegre para todo o Rio Grande do Sul, já ha algum tempo eles deixaram de transmitir os desfiles de São Paulo para dar cobertura ao evento local.
O jornal “Zero Hora” que faz parte do grupo de mídia da RBS, também da sua contribuição na divulgação dos desfiles da escolas de samba gauchas. Isso e um fato raro, visto que em outras cidades que também tem ótimos desfiles de escolas de samba, como e o caso de Vitoria –ES, estas somente possui televisionamento de emissoras de menor força de mídia, a afiliada da Globo local, acompanha a “ cabeça de rede” transmitindo os desfiles de SP.
Sendo assim o engajamento dos governos municipal e estadual seria muito importante para a evolução do carnaval gaucho, que ate hoje não conseguiu erguer seu sambódromo fixo. Todo ano entra em cena o monta e desmonta de arquibancadas. A falta de estrutura acaba por comprometer o crescimento do evento.
A prefeitura, informa que não possui verba para construir essas arquibancadas fixas, e nesta hora que deveria haver a parceria com o governo estadual e entidades privadas, principalmente ligadas ao turismo.
O carnaval de Porto Alegre possui grande potencial turístico visto a proximidade com outros Países,Uruguai,Paraguai, Argentina, e se este evento torna-se atrativo, movimentaria a economia no carnaval.
Isso já esta acontecendo com São Paulo, cidade que já foi insultuosamente chamada de “ tumulo do samba”, hoje com crescimento do seu carnaval, já se observa aumento de numero de turistas no carnaval, coisa que algumas décadas atrás era impensável. Isso só foi possível, graças ao apoio de mídia que a Globo os deu, como também a presença do governo municipal que investiu não somente nas escolas de samba, com repasses generosos, como na construção e modernização do seu sambódromo, dando todas as condições para as escolas de samba de SP aprimorar seu espetáculo.
Como já disse anteriormente, apoio da mídia, o carnaval gaucho já tem, falta esse “ empurrão” dos governos locais, que se investirem na estrutura, o carnaval de Porto Alegre terá todas as condições de “ levantar voo”
 Se o carnaval de São Paulo conseguiu, acredito que o de Porto Alegre também pode, para isso precisa de estrutura, e isso por sua vez depende de boa vontade e uma visão de mais “ ambiciosa” do poder publico local.
Por Uanderson

 


0 comentários:

Postar um comentário

Eu recomendo

GeraLinks - Agregador de links Agregador de Links - O melhor conteúdo da net

Recent Posts

Link-Me
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...