quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

On 07:59 by UAN Noticias   No comments


O carnaval de 2013 foi de boa qualidade nas principais capitais. Pude conferir alguns deles pela internet, como o carnaval de Vitoria e o de Porto Alegre que o G1 também transmitiu pela internet.

Ambos desfiles mostraram o crescimento na qualidade do espetáculo, com destaque para os desfiles de Vitoria cujo crescimento é comprovado pela ascensão de outras escolas de samba, saindo da antiga bipolarização do carnaval capixaba, antes dominado pela MUG e Jucutuquara.

O carnaval Gaucho esta melhorando, porem acho que a falta do sambódromo fixo de certa forma atrapalha um melhor desenvolvimento. A prefeitura de Porto Alegre a muito tempo promete a obra no Porto Seco, mas entra governo e sai governo e o carnaval continua a mesma coisa, com sambódromo improvisado.

A obra é cara, e Porto Alegre como qualquer outra grande capital deste País tem necessidades mais emergenciais a serem sanadas que a construção de um sambódromo, mas nesses casos o ideal é o governo buscar apoio da iniciativa privada, alem do mais, não precisa ser um sambódromo gigante feito o de Manaus, o sambão do povo, sambódromo capixaba mostra sua eficiência sem ser uma obra nababesca.

O carnaval de Manaus não deu para conferir pela internet, mas pelos vídeos e fotos da para ver que o espetáculo segue seu caminho de ascensão e com certeza já e um dos melhores espetáculos de escola de samba do Brasil.

Alias o evento escola de samba é uma das manifestações culturais mais bem sucedidas do País, hoje praticamente em todos os estados possui cidades com bons desfiles de escolas de samba, derrubando o mito de que o formato estaria perdendo a graça com seu prazo de validade vencido, vemos o contrario, o carnaval antes dominado por Rio e posteriormente São Paulo, hoje já divide atenção com as cidades citadas acima.

O carnaval paulista demonstra que ganhou maturidade com a apresentação de um espetáculo de grande porte, com estética similar ao carnaval carioca. Neste ano, as escolas de samba de São Paulo ganharão a sua “cidade do samba”, que se chamara, “fabrica do samba”, que proporcionara um ganho de qualidade. Se o espetáculo já e bom, com a Fabrica do Samba ficara melhor ainda.

O carnaval carioca continua sendo o principal espetáculo de escola de samba do Brasil. Neste ano o grupo de acesso ficou divido em dois dias, sexta e sábado de carnaval e a TV Globo transmitiu para o estado do Rio de Janeiro. O publico lotou a Sapucaí nos dois dias de desfiles mostrando que o carioca gosta de carnaval e de suas escolas de samba. Alem de lotar o sambódromo o publico também prestigiou os desfiles na TV. Segundo informação do O Globo, os desfiles do grupo de acesso registrou 12 pontos nos dois dias de apresentação, dando a TV Globo liderança absoluta de audiência.

E no grupo especial o sucesso também foi demonstrado com sambódromo lotado, artistas nacionais e internacionais. As escolas do grupo especial melhoraram suas apresentações em relação ao ano de 2012, com um desfile equilibrado. O ponto fraco no entanto foi os erros bobos de algumas escolas no que se refere a quebra de carros alegóricos, muito relacionado ao tamanho deles em relação as condições da Sapucaí e seu entorno.

A decepção entre as apresentações foi da Mocidade Independente de Padre Miguel. Nesse ano esperava-se que a escola voltasse a fazer suas grandes apresentações que fizeram essa escola ganhar fama no Brasil inteiro. Neste ano veio com um carnaval patrocinado homenageando o festival “Rock in Rio”

Porem alguma coisa aconteceu de errado com esse patrocínio, pois a Mocidade fez um desfile pobre em todos os sentidos, e o resultado foi que escapou por pouco do rebaixamento, se não fosse o fato da Inocentes ter sido prejudicada com notas baixas, mas devido a mania dos jurados em votar pelo nome e não pela apresentação da escola.

Para o próximo ano, torcedores da estrela guia, assim como eu, esperamos uma apresentação digna da grande Mocidade Independente, ate porque se cair para a segunda divisão, não sobe mais, escolas como Viradouro, Império Serrano, Estacio de Sá, Porto da pedra comprovam isso.

Por Uanderson

0 comentários:

Postar um comentário

Eu recomendo

GeraLinks - Agregador de links Agregador de Links - O melhor conteúdo da net

Recent Posts

Link-Me
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...