quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

On 07:34 by UAN Noticias   No comments


A Unidos de Vila Isabel foi a grande vencedora do carnaval do Rio de Janeiro. A apuração na tarde desta quarta-feira terminou com a azul-e-branca três décimos à frente da Beija-Flor, segunda colocada. Os 299,7 pontos garantiram o terceiro campeonato à escola, que venceu também em 1988 e 2006. A vitória consagra a carnavalesca Rosa Magalhães, que chega ao seu oitavo campeonato, com passagem por outras escolas.

Apesar das críticas que recebem as escolas que adotam patrocínios para alavancar seus desfiles, Rosa soube falar de agricultura – um tema não muito carnavalesco – de forma divertida, ajudada por um samba-enredo que foi considerado o mais bonito da safra. A escola recebeu patrocínio de 3,5 milhões de reais e conseguiu passar pela avenida sem falhas perceptíveis para o público. 

O samba composto por André Diniz, Martinho da Vila, Arlindo Cruz, Tunico e Leonel, a obra fez a diferença, e garantiu três notas 10 à escola.

A Vila Isabel se manteve à frente em praticamente toda a apuração e foi a única a conseguir quatro 10 em Harmonia. No total, a Vila perdeu três décimos da pontuação total: foram dois em Bateria e um em Comissão de Frente.

Responsável por um dos desfiles considerados mais empolgantes, a Estação Primeira de Mangueira foi a única punida por falhas graves durante a apresentação. Por ter excedido em seis minutos o tempo máximo de desfile – a escola deve ter cruzado a marca de fim da pista com até 82 minutos – a verde-e-rosa perdeu seis décimos.

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) negou um pedido de recurso feito pela Inocentes de Belford Roxo, que queria punição para a São Clemente. Com enredo sobre novelas, a São Clemente levou para a avenida telões com cenas de novelas da Rede Globo, com o logo da emissora exibido em alguns momentos. O motivo da impugnação proposta pela Belford Roxo era o de “merchandising”, algo proibido nos desfiles. A liga entendeu que não houve infração e alegou que havia sido feita uma consulta prévia sobre a possibilidade de exibição das imagens.

O oitavo lugar reservado à Mangueira foi a grande surpresa da apuração. A verde-e-rosa fez história com algo inimaginável, inédito em toda a história do carnaval: levou para a avenida duas baterias, que se alternavam em alguns momentos, para delírio do público. A escola poderia alegar que o estouro do tempo foi o vilão do desfile, mas mesmo com os seis décimos perdidos na punição ela não entraria no Desfile das Campeãs.

Se conseguisse cumprir o tempo máximo de 82 minutos para o desfile, a Mangueira terminaria a apuração com 297,1, em sétimo lugar, mas passaria apenas a Portela – a 6ª colocada, Grande Rio, obteve 297,2. Estreante no Grupo Especial, a Inocentes de Belford Roxo ficou em último lugar, com 291,1, e em 2014 volta a desfilar na Série A.

Série A - No lugar da Inocentes, sobe para o Grupo Especial no próximo ano a Império da Tijuca, que já pisou na Marquês de Sapucaí com uma vantagem significativa sobre as rivais: o melhor samba-enredo, por exemplo. Para complicar ainda mais a vida da concorrência, a escola surpreendeu tecnicamente, levou ótimas fantasias e alegorias e se impôs como favorita ao título - confirmado na apuração da tarde desta quarta-feira. Viradouro foi a segunda colocada da Série A, seguida pela Império Serrano.

Fonte:

0 comentários:

Postar um comentário

Eu recomendo

GeraLinks - Agregador de links Agregador de Links - O melhor conteúdo da net

Recent Posts

Link-Me
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...