segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

On 09:21 by UAN Noticias   2 comments

Terminou na manha deste domingo(23/02) os desfiles das escolas de samba do grupo especial “A” no carnaval de Vitoria. De maneira geral as escolas de samba capixabas, demonstraram que estão no caminho certo. Apresentaram notória evolução na plástica, de fantasias a alegorias, como também no acabamento.

A estrutura do carnaval do Espírito Santo com a reforma do sambódromo, também foi um ponto a favor. O sambódromo de Vitoria, “Sambão do Povo”, de certa forma ate parece com a Marquês de Sapucaí antes de ela ganhar dois lados de arquibancadas.

Enfim pelo que pude ver dos desfiles, o carnaval de Vitoria Hoje já se posicionou como um dos melhores do País, acho que se fosse feito um ranking, o carnaval capixaba estaria ao lado do carnaval de Manaus na 3º posição.

O lado que deixou a desejar em minha opinião estaria na organização. Durante os desfiles um dos comentaristas da Gazeta Online disse uma frase, que por sua vez teria sido dita por um carnavalesco capixaba, que: “A diferença do carnaval Capixaba do carnaval Carioca, é a conta bancaria”.

Olha acho que não é somente a conta bancaria, simplesmente dar dinheiro por si só não se constrói um espetáculo, vemos como exemplo as escolas de São Paulo que em termos de verba, não ficam tão atrás do carnaval do Rio, porem algumas escolas paulistanas deixam muitas coisas a desejar, não apenas da plástica, mas de outros detalhes, como a criatividade dos enredos, dos sambas, enfim.

Pensar que o dinheiro por si é a solução e estar totalmente enganado, dinheiro por  exemplo não se fabrica Paulo Barros, Rosa Magalhães, Renato Laje, Arlindo Cruz, Silas de Oliveira, Dudu Nobre, etc...., e investir na comunidade, buscando novos talentos e dando a eles estrutura para dar asas a sua imaginação que se forma um grande time de astros do mundo do samba e do carnaval.

Em relação a organização que eu acho pertinente relatar e o atraso na entrada das escolas de samba na avenida. O intervalo entre as escolas e muito grande, assistindo os desfiles, tanto os da Sexta ( transmitidos pela Gazeta Online) quanto os de sábado pela Bandeirantes, deu trabalho para os apresentadores em “caçar” assuntos na tentativa em enrolar o espectador ate que o próximo desfile começasse. Acho que o intervalo de uma escola para outra foi de dez minutos ou mais.

Não sei se é pelo carro de som, ou se é uma soma de fatores, o que importa é que esse atraso não e algo particular deste ano, nos anos anteriores que pude acompanhar, seja pela televisão ou pela internet, o problema persiste e acho que os organizadores do carnaval Capixaba deveriam aproveitar que o governo do Espírito Santo esta dando todo apoio à festa carnavalesca para corrigir isso. Se esse atraso é por falta de mais um carro de som, pelo menos isso sim pode se corrigir com mais dinheiro!

Por Uanderson

2 comentários:

  1. Somado todos os carnavais, Vitória e o 6º carnaval, pois Manaus recebe muita influência de Parintins, então Vitória está por enquanto atrás, mas com essa transmissão nacional pela Band, faz com que Vitória passe a ser o 5º, no futuro. mas mesmo assim muito aquém pois só a MUG e Boa Vista disputam o carnaval, as outras são tudo coadjuvantes e além de que precisa melhorar o repasse de verbas.

    ResponderExcluir

Eu recomendo

GeraLinks - Agregador de links Agregador de Links - O melhor conteúdo da net

Recent Posts

Link-Me
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...