sábado, 27 de dezembro de 2014

On 02:54 by Uanderson Aquino   1 comment


O texto de hoje é um pesar que tenho que passar aos leitores do blog que como já anunciei deixara de ser atualizado em 2015. O Blog UAN Noticias/ Carnaval criei em 2011 com o intuito de mostrar o carnaval de todo Brasil, especificamente às escolas de Samba. Em se tratando de transmissão e divulgação, pouco se tem sobre as escolas de samba de Manaus. As escolas Capixabas conseguiram a dois anos seguidos transmissão nacional pela Band, mas mesmo assim é um carnaval pouco divulgado.

As afiliadas da Globo em sua maioria transmitem o carnaval do Rio, e os de São Paulo que são mais recentes, esses últimos sendo transmitidos a partir de 1995 pela Globo. A exceção vinha de Porto Alegre cujas escolas de samba tinha forte apoio da RBS TV que é a maior afiliada da Globo no Brasil, é literalmente a Globo do Sul, que optava em transmitir as escolas de samba de Porto Alegre ao invés do carnaval de São Paulo.

Venho acompanhando o carnaval de Porto Alegre já alguns anos, inclusive já fiz um artigo neste blog o qual colocava o carnaval de Porto Alegre como o terceiro do País, e o que me fez ter essa opinião era além da evolução da qualidade do espetáculo, também justamente pela cobertura que a RBS TV dava ao evento, com amplo espaço na programação da emissora como em outras mídias que a empresa dispõe, como os jornais Zero Hora e o ClicRBS. 

Leia Também:




Isso inclusive era tido como um problema para as escolas paulistanas que não engoliam bem o fato do seu carnaval não ser transmitido em rede nacional assim como ocorre com o carnaval do Rio. E como disse acompanho o carnaval de Porto Alegre ha um bom tempo, e assisti ao vivo pela internet pelo site ClicRBS.

Porem faz uns dois anos que a RBS deixou de transmitir pela internet, isso para mim já foi um mal sinal, e neste ano o site da RBS simplesmente tirou do ar o blog de carnaval que ficava no menu “Entretenimento” do site. Isso já foi um recado de que a RBS estava deixando de lado o carnaval de seu Estado, mas eu não encontrava nada na internet que me dessa essa informação, ai procurando encontrei o blog “Carnaval de Porto Alegre” e encontrei essa noticia, a não cobertura do carnaval de Porto Alegre em 2015 pela RBS TV, que ira transmitir o carnaval de São Paulo.

A RBS e a Globo do Rio Grande do Sul, como já disse acima, por isso por mais que possa ter passado por algum aperto financeiro, que neste caso não é exclusividade da emissora, hoje praticamente todas as empresas estão enxugando a folha de pagamento, ate a Record que tem uma mesada da Universal tem demitido, nada justifica a postura da RBS em deixar de lado o seu carnaval, as suas escolas de samba que ainda sofrem com a falta do sambódromo fixo. Na realidade a RBS provavelmente se vendeu as pressões da Globo que sempre quis enfiar goela abaixo o carnaval paulistano a todo Brasil para agradar o mercado publicitário que é predominantemente paulistano, nem os índices de audiência justificariam, uma vez que o carnaval de Porto Alegre rendia ótimos índices a RBS TV.

Se exista falta de qualidade plástica em uma escola de samba ou outra, isso pode ser resolvido. Bato na tecla sempre que o carnaval de São Paulo, hoje suntuoso já foi rudimentar onde nem os paulistanos dava a atenção. Começou a ganhar notoriedade após receber forte investimento financeiro do governo de São Paulo e de empresas deste estado em meados dos anos 90, alem do forte apoio midiático dado pelas organizações Globo. Um dia São Paulo já foi chamada de Túmulo do samba, e hoje já tem a pretensão de dizer que esta em par de igualdades com o carnaval carioca.

Se São Paulo conseguiu porque Porto Alegre não poderia? Porque a RBS resolveu dar para trás e abandonar suas escolas de samba? Ao mesmo tempo como pode as escolas de samba de Porto Alegre aceitarem isso com tanta passividade já que o contrato com a RBS para transmissão era ate 2016?

E com pesar que li e dou esta noticia de um carnaval que tinha potencial mas simplesmente esta se deixando morrer na praia.

Uanderson de Aquino.



Vejam abaixo o vídeo do desfile da Campeã do carnaval de Porto Alegre 2014.


Um comentário:

  1. Ja desconfiava que isso ia acontecer mesmo, as escolas daqui deixaram a desejar a prefeitura tambem não ajudou em nada nem na construção do sambodromo, uma hora ou outra a Globo ia vencer a queda de braço e ia tirar nosso carnaval da RBS TV, pode ver que a Globo nunca deu uma noticia em seus telejornais sobre as escolas de samba de Porto Alegre.

    ResponderExcluir

Eu recomendo

GeraLinks - Agregador de links Agregador de Links - O melhor conteúdo da net

Recent Posts

Link-Me
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...